A maioria das empresas opta por aumentar as vendas para gerar um lucro maior. Esta parece ser uma boa estratégia, especialmente se você puder estocar muitos produtos e vendê-los a um custo baixo. Mas e se você for uma pequena empresa ou empreendedor individual que não pode se dar ao luxo de gerenciar um grande estoque?
Felizmente, você não precisa de altos números de vendas para ser uma empresa lucrativa. Continue lendo para aprender o básico das margens de lucro: Por que algumas empresas têm porcentagens baixas, apesar das vendas fortes, e como você pode aumentar os lucros sem aumentar as vendas.
O que é uma margem de lucro?
Simplificando, é a diferença geral entre quanto uma empresa ganhou e quanto perdeu com o custo de operação. Os ganhos são normalmente os lucros obtidos com a venda de produtos ou serviços, enquanto a perda é composta por despesas.
A porcentagem mostra quantos centavos de lucro você obtém com cada dólar ganho com uma venda. Quanto maior a porcentagem, mais dinheiro uma empresa está ganhando.
O que a margem de lucro líquido nos diz?
Para calcular seu lucro bruto, primeiro você precisa saber seu lucro líquido. Para descobrir isso, calcule o total de todas as receitas que você obteve e subtraia todas as despesas desse valor. Isso inclui custos operacionais, impostos devidos e os custos diretos de fornecimento do produto ou serviço para venda.
Depois de saber seu lucro líquido, calcule a margem dividindo o lucro líquido pelas vendas líquidas e multiplicando esse número por 100 para gerar uma porcentagem. Esta é a margem líquida, e esse número mostra o resultado final do seu negócio. Isso lhe dará uma boa ideia se você está ganhando uma boa quantia de dinheiro, apesar do custo de operação, ou se suas despesas comerciais são muito altas em comparação com sua receita. Não há um número estabelecido, mas geralmente, 10% é considerado bom para um negócio, enquanto 5% é visto como um pouco baixo.
O que causa lucros baixos?
Existem vários fatores que podem levar a um baixo lucro. Um fator significativo é a falha em gerar vendas. Sem um número suficiente de vendas, uma empresa terá dificuldades para cobrir o custo de operação e fornecimento, o que resulta em um número muito baixo.
Outra razão possível é um alto custo operacional. Mesmo que uma empresa tenha muitos clientes e venda consistentemente seus produtos ou serviços, pode ser muito caro armazená-los e fornecê-los. As empresas também reduzem sua lucratividade sendo negligentes com o estoque. Se você não ficar de olho no que estocou versus o que realmente está se movendo e sendo comprado, poderá incorrer em custos com materiais em excesso, o que pode forçá-lo a vender o excesso de estoque com um grande desconto.
Como as vendas podem aumentar os lucros?
Aumentar as vendas é a maneira mais básica de aumentar os lucros. É uma solução simples: você vende mais para ganhar mais dinheiro. No entanto, não é necessariamente a maneira mais eficiente de gerar lucro, pois você pode estar movendo muitos produtos ou vendendo serviços de forma consistente, mas a um preço que mal cobre os custos incorridos para fornecê-lo.
As vendas mais focadas na qualidade do que no volume podem exigir um preço mais alto sem aumentar a quantidade total ou o número vendido.
Como você pode aumentar a lucratividade sem aumentar suas vendas?
Uma das melhores maneiras de aumentar suas margens de lucro é cortar custos de estoque e operação. Aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a monitorar esses dois fatores para maximizar os lucros sem aumentar as vendas.
1. Negocie com fornecedores para obter um preço melhor
Reduzir suas despesas é uma forma de sua empresa aumentar o lucro. Converse com seus fornecedores sobre como obter descontos em massa em matérias-primas ou suprimentos em troca de pagamentos em dinheiro ou pagamento antecipado, para que você possa reduzir os custos gerais de seu estoque.
2. Fique de olho no inventário da sua empresa
Você estocou demais em um produto específico que não está se movendo? Dê uma olhada no estoque da sua empresa para ver se há uma grande oferta de algo que não diminuiu com o tempo. Você pode estar segurando muitos itens sem vender o suficiente, e isso pode resultar em perda de estoque devido à depreciação, extravio ou até roubo ao longo do tempo.
Olhe para os números e seja decisivo. O estoque com excesso de estoque pode ser difícil para uma empresa vender a um cliente, a menos que reduza os preços, o que reduzirá os lucros por item vendido. Use um sistema de estoque para acompanhar quando estocar um determinado item e quais clientes estão fazendo a maior parte da compra. Isso lhe dará uma boa visão geral de qual mercado segmentar para aumentar os lucros.
3. Aumente seus preços e evite dar descontos
Isso pode parecer contra-intuitivo, mas a estratégia de dar descontos é melhor usada por grandes empresas que podem se dar ao luxo de ter lucratividade focada no volume. Não reduza seus preços apenas para impulsionar as vendas, pois isso o deixará com menos dinheiro para cobrir seus custos. Concentre-se em fornecer um produto de qualidade que possa justificar um preço um pouco mais alto em comparação com seus concorrentes ou tornar mais conveniente para seus clientes comprarem o mesmo item de você, apesar de ser mais caro.
4. Verifique seus lucros brutos primeiro
Se o lucro bruto que você obtém com um produto ou serviço não for muito alto, está custando muito dinheiro continuar oferecendo-o. Não desperdice recursos operacionais em um item que pode estar se movendo rapidamente, mas não é tão lucrativo.
Mesmo que as vendas sejam altas para um produto ou serviço específico, sua empresa pode levar muito tempo para gerar um grande lucro simplesmente devido à necessidade de continuar aumentando as vendas. O volume é uma maneira de maximizar o lucro, mas se você deseja uma solução que não exija que você aumente as vendas, mude para fornecer algo que você possa vender a um preço mais alto com uma margem melhor.
5. Livre-se de estoques ou serviços lentos
Se você está vendendo vários produtos e serviços, é provável que tenha alguns que são best-sellers e outros que demoram muito mais para convencer os clientes a comprar. Considere se ainda vale a pena oferecer este produto ou serviço, ou se você deve remover e simplesmente se concentrar no que é mais popular entre o cliente médio. Caso contrário, você pode estar desperdiçando dinheiro na compra de suprimentos para fornecer algo que as pessoas não estão interessadas em comprar.
Limite o número de produtos ou serviços que você oferece para venda, mesmo que isso signifique descontinuar algo que você ofereceu aos clientes por um longo tempo. Ao fazer isso, você reduzirá os suprimentos necessários e, consequentemente, reduzirá seu custo operacional geral.